quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

SOBRE O ENIGMA IGARAPEGRANDENSE E UMA INSINUAÇÃO MALDOSA E IMBECIL



No ano passado (2018), após anos de tradição, NÃO HOUVE O ENIGMA IGARAPEGRANDENSE, uma bateria especial da popular Gincana do aniversário da cidade. Não tive conhecimento de nenhuma justificativa para tal coisa e aguardei o tempo passar (embora, pelos estranhos fatos do ano anterior, 2017, eu tivesse certas suspeitas).

Que estranhos fatos do ano anterior?

Bem, a seguir elencarei alguns dos fatos que chamaram minha atenção logo após a conclusão da Gincana Igarapegrandense 2017:

1 - Estava claro desde o inicio que, diferente de outros tempos, havia claramente uma questão política por trás do que era pra ser apenas uma saudável competição entre jovens;

2 - Era o inicio de uma nova gestão, e a disputa política no ano anterior tinha sido muito acirrada, mas do que em todas as outras épocas, que eu me lembre;

3 - Como a comissão organizadora da Gincana era (quase) completamente formada por pessoas intimamente ligadas à nova gestão municipal, era evidente (e natural) que tal comissão torcesse para que uma das equipes (a mais ligada ao grupo político vencedor) fosse a campeã;

4 - Como tal não sucedeu (e a equipe, considerada adversária, ganhou), a comissão organizadora não conseguiu esconder a insatisfação e frustração;

5 - Como geralmente acontece, todos os anos eu contribuo na Gincana com a elaboração de um enigma (até costumo dizer, em tom de brincadeira: "é a única prova que não há perigo de vazamento, pois somente uma pessoa conhece a resposta" - e não registro a resposta nem em meu computador);

6 – Em 2017, tão logo foi divulgado que uma equipe havia decifrado o enigma do ano, fui procurado por dois líderes (das outras equipes), que me abordaram, deixando transparecer claramente uma certa irritação. Eles queriam detalhes de COMO A OUTRA EQUIPE HAVIA DECIFRADO o enigma e, pude deduzir por suas palavras e expressões (e não sou leigo no assunto), que havia uma suspeita no ar de que eu, de alguma forma, havia facilitado (ou vazado) pra outra equipe.

Ou seja, pairava sobre mim a infame suspeita de desonestidade. Não me senti nem um pouco satisfeito com tais insinuações, mas resolvi não dar importância ao caso;

7 - Todos os anos, independente se tenho certeza se haverá gincana ou não, preparo algum (ou alguns) enigma e aguardo a comissão organizadora entrar em contato comigo - é algo que tenho prazer em fazer, sem exigir nada em troca. E no ano de 2018 não foi diferente. Entretanto, no inicio da segunda semana do ano, chegou ao meu conhecimento que:

a) ou não haveria o enigma na gincana de 2018;

b) ou o tal SERIA ELABORADO POR ALGUÉM DE FORA - provavelmente da capital, São Luís;

8 - Fiquei chocado com tal boato, pois parecia confirmar o que eu já suspeitava desde o ano de 2017 - QUE ALGUNS DOS MEUS CONTERRÂNEOS ESTAVAM SUSPEITANDO DO MEU CARÁTER;

9 - É claro que, se algum tempo antes, alguém da comissão organizadora tivesse entrado em contato comigo, me informando que gostariam de fazer uma experiência nova, etc., eu não me sentiria ofendido. Penso que alguém que contribuiu para uma certa brincadeira durante anos merecia um pouco mais de respeito e não ser descartado de forma tão vil, sob a suspeita de MENTIROSO e DESONESTO;

10 - Alguns passarinhos já haviam me soprado que outra das razões para a rejeição dos meus trabalhos é que eu coloco muitas coisas da Bíblia e com isso estou dando mais chances para os crentes que fazem parte das gincanas – fiquei perplexo com tal insinuação!

11 - Essa alegação é idiota e absurda, pelas seguintes razões:

a) Nos meus enigmas existe Teologia, Ciência, Física Química, Psicologia, Arqueologia, Linguística, Geologia, Matemática, Astronomia e uma variedade de conhecimentos de todas as áreas da cultura universal da Humanidade (eu elaborei, pessoalmente, uma Enciclopédia, com 45.000 páginas, com um rico material que merecia um pouco mais de consideração – está liberada ao público a partir do blog www.arquivo7.com.br);

b) Entre os melhores decifradores do meus enigmas, existem evangélicos e católicos, que são pessoas extremamente inteligentes e que, em sua vida colegial já demonstravam isso, independente de suas crenças. Alguém que só conhecesse a Bíblia NÃO teria condições nenhuma de decifrar meus enigmas;

c) E, por último, eu tenho acompanhado a dedicação de certas pessoas na exaustiva missão de decifrar enigmas. Alguns nem dormem direito, são obsessivos, teimosos, persistentes, e possuem uma organização bastante didática. Tenho observado que as equipes que conseguem decifrar os enigmas são sempre aquelas que separam parte dos seus membros exclusivamente para tratar disso - enquanto as outras se preocupam com outras coisas e a maioria dos seus membros não se interessa em colocar a mente para pensar. Simples assim!

12 - Na verdade, boa parte deste texto foi elaborada em janeiro do ano passado (2018), mas aguardei (um ano inteiro) que alguém me aparecesse com alguma justificativa mais decente para o cancelamento do tradicional Enigma Igarapegrandense;

13 – Entretanto, quando começaram os preparativos para a Gincana Igarapegrandense 2019, muitas pessoas começaram a me procurar, querendo saber se haveria o Enigma. Eu sempre respondia que não sabia e pedia que procurassem as respostas com a Comissão Organizadora.

14 – Mas logo após o encerramento da Gincana Igarapegrandense 2019 voltei a ouvir aqui e ali algumas insinuações de que o Enigma havia sido eliminado da brincadeira porque eu tinha o costume de “vazar” as informações para algumas pessoas privilegiadas. Desconfio que essa versão esteja sendo muita divulgada por aí, como “versão oficial”. Por isso, resolvi trazer este texto à tona (com atualizações).

A ironia disso tudo é que, no inicio de 2017 (antes da realização da Gincana Igarapegrandense) eu estava tão empolgado com a cultura dos enigmas (e já tinha até elaborado um novo), que resolvi contar a história dessa tradição em dois capítulos da Enciclopédia Arquivo7 para divulgar pelo mundo (as capas desses capítulos ilustram esta postagem). Aí, no ano seguinte, o Enigma é cancelado. Seria apenas lamentável, se as razões não estivessem tão recheadas de insinuações maldosas. Infelizmente, neste caso, parece ser não apenas lamentável, mas absurdo e covarde.

Eu só quero dizer mais uma coisa aos meus conterrâneos: se querem alegar um motivo para a fobia contra o Enigma Igarapegrandense, ao invés de tentarem macular o meu caráter, culpem a preguiça mental da maioria de vocês.

Abaixo, dois endereços para quem estiver interessado em baixar os capítulos do Arquivo7 sobre a cultura dos enigmas que, há anos, tentamos despertar na juventude igarapegrandense.

http://www.arquivo7.com.br/2017/04/arquivo-7-origem-parte-7.html

http://www.arquivo7.com.br/2017/04/decifra-me-ou-te-devoro.html

"Tornei-me inimigo de vocês por lhes dizer a verdade?"
(Gálatas 4.16)

Moacir Junior – www.arquivo7.com.br – e-mail: morganne777@hotmail.com

Um comentário: