terça-feira, 21 de outubro de 2014

CAPÍTULO 15 - OS ACRÉSCIMOS DE DEUS

A palestra do Dr. Makanera.

- Meus amigos, Deus não poderia descansar enquanto o inimigo estivesse solto e o Universo contaminado pelo pecado. O misterioso descanso de Deus no 7.º dia, é na verdade, uma indicação profética mostrando que Ele só descansará quando o inimigo for destruído e o mundo redimido.

Em outras palavras: os 6 dias da criação representam o TEMPO DO HOMEM (um tempo definido que somente Deus saberá quando acabará), e o 7.° DIA é O TEMPO DE DEUS (e somente Ele sabe quando começará).

É incrível como a maioria das divisões do tempo na Bíblia está em ciclos de 7, e sempre relacionada a DESCANSO. Vejamos:

·    NA 7.ª HORA – Jesus DESCANSOU do seu sofrimento na Cruz, após ficar 6 horas crucificado.

·    NO 7.º DIA – Deus DESCANSOU da obra da criação.

·    NA 7.ª SEMANA após sair do Egito, o povo de Israel DESCANSOU junto ao Monte Sinai.

·    NO 7.º MÊS – A Arca de Noé REPOUSOU nas montanhas de Ararat – e o povo de Israel tem uma festa com 7 dias de descanso justamente no 7.º MÊS.

·    NO 7.º ANO era o ANO SABÁTICO, quando o povo de Israel DESCANSAVA de maneira especial.

·    NO 7.º SÉCULO de sua vida, Noé (com 601 anos), saiu da Arca para o novo mundo, que REPOUSAVA da maldade e passou muito tempo trabalhando em PAZ com sua família.

Portanto, são 6 divisões do tempo citadas na Bíblia (até aqui): HORA, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, e SÉCULO). Mas a Bíblia cita 7 períodos de tempo e não somente 6. Ela fala de 1000 anos, ou seja, MILÊNIO.


As profecias indicam que Cristo retornará para governar a terra e que a primeira fase do Reino dEle terá a duração de 1000 anos (Apocalipse 20). É este o 7.° MILÊNIO que estamos aguardando... e que pode começar a qualquer momento.

De Adão até agora (pela cronologia bíblica), se passaram aproximadamente 6000 anos. Em nosso calendário, 2001 marca o inicio do 3.º Milênio desde Cristo, mas o 7.º desde Adão. Se o 7.º período de alguma coisa é sempre importante na Bíblia, acreditamos que entramos agora num período bastante significativo. Não sei a data exata em que Cristo vai retornar a este mundo e acredito que ninguém pode saber esse segredo, mas tenho uma grande convicção de que a partir de agora, mais do que em outras épocas, os eventos mundiais serão sempre relacionados às profecias bíblicas.

Muita gente acreditava que o mundo iria acabar na passagem do ano 1999 para 2000 ou de 2000 para 2001. Isso é tolice. A Bíblia não fala de destruição do mundo, mas de renovação por meio do fogo. A promessa é que Deus vai redimir a terra, não destruí-la. Não sei se isto irá acontecer neste atual milênio, mas existem muitas evidências apontando para isso.

Já passamos da metade do ano de 2001, o primeiro ano oficial do novo milênio, e parece que tá tudo normal no horizonte. Não existe nenhum perigo de guerra nuclear, as potências mundiais estão em paz, até mesmos o mundo muçulmano parece ter dado uma trégua no conflito contra Israel. Mas não se iludam. Essa situação poderá mudar de uma hora para outra. Não quero ser pessimista, estou apenas sendo realista e coerente com as profecias bíblicas.

Com aquela conversa parece até que o Dr. Makanera sabia que Eliakim estava precisando exatamente daquelas informações. Só faltava ele falar do encontro do 3.º dia com o 7.º. Aí ficaria perfeito.

Mas naquele momento, o Dr. Makanera acrescentou mais uma informação interessante, inédita e polêmica.

- Meus amigos, se seguirmos pela cronologia bíblica, descobrimos que, de Adão até agora, se passaram 6000 anos, o tempo do homem. É natural que logo em seguida comece o 7.º Milênio, que representa o tempo de Deus. Mas não é bem assim. Pelos princípios proféticos revelados na Bíblia, mesmo que se tenham passado os 6000 anos, é possível que o 7.º nem tenha começado ainda.

         A Bíblia indica que existe um período indeterminado de tempo entre o final do 6.º Milênio e o inicio do sétimo. Como assim?

“Essa também me interessa.” Pensou Eliakim.

*******

UNIVERSIDADE GALILEU, PORTO ALEGRE, BRASIL, 2008.

Leona e sua apresentação.

- A nação de Israel e o povo judeu são um enigma para este mundo. Sua existência desafia a razão humana; sua preservação contradiz todas as tendências históricas. Permitam-me ler um pequeno texto a respeito disso. Ela abriu a Bíblia, apanhou um pedaço de papel e leu:

“Se as estatísticas estiverem corretas, os judeus constituem menos de um quarto de 1% da raça humana. Isto sugere um minúsculo e obscuro pontinho perdido em meio à Via Láctea... Os egípcios, os babilônios e os persas surgiram, encheram o planeta de barulho e esplendor, e então murcharam e desapareceram. Os gregos e os romanos vieram logo após, provocaram um alarido imenso, e se foram... Os judeus presenciaram a passagem de cada um desses povos, sobreviveram a todos eles e são hoje o que sempre foram... Todas as coisas são mortais, menos os judeus. Todas as outras forças passam, mas os judeus permanecem. Qual o segredo de sua imortalidade?”

Que tipo de pessoa vocês acham que escreveu isso?

- Um militante cristão ou judeu, obviamente.

- Não, caro professor. O texto que li foi publicado em 1897 na revista “Harper’s Magazine”, pelo grande escritor americano Mark Twain, um ateu.

Miranda ficou mudo. Leona prosseguiu:

- Quero concluir com um pequeno desafio. A Bíblia ensina, em palavras bem claras, que, quando chegar o fim dos tempos, Israel será o centro dos acontecimentos mundiais, e que todos os acontecimentos internacionais terão uma ligação direta ou indireta com Israel. Ou seja, depois da longa dispersão dos judeus, quando chegar o tempo do retorno deles, todos os dias os jornais terão que trazer alguma noticia relacionada com Israel. Boa ou ruim. A paz do mundo dependerá da paz em Israel. Querem uma prova? Alguém poderia trazer um exemplar de um jornal do dia ou da semana, qualquer um? Obrigada. Enquanto isso, permitam-me só mais uns minutinhos. Já que estamos falando dos judeus...

- A senhorita não está dando importância demasiada a esse povinho?

*******
Roma, julho de 2001.

A Palestra do professor Makanera.

- Como é que o 6.º Milênio desde Adão já poderia ter passado, enquanto que o 7.º pode ainda nem ter começado? Vocês podem achar que tomei alguma droga antes de vir até aqui, mas o que vou apresentar agora são conclusões retiradas de claros fatos bíblicos. Vou repetir a pergunta:

É POSSÍVEL SABERMOS QUE O 6.º MILÊNIO JÁ PASSOU, MAS QUE O 7.º NINGUÉM SABE QUANDO COMEÇA?

Pelos dados numéricos citados na Bíblia é possível calcularmos 6.000 anos da história do homem, desde Adão até o inicio do nosso século. Como na Bíblia os tempos são divididos em ciclos de setes, é fácil imaginamos acontecimentos proféticos especiais dentro do 7.º Milênio. Na nossa contagem, este 7.º Milênio desde Adão teria começado agora em 2001, o que coincidiria com acontecimentos de grandes impactos. Mas existem alguns princípios bíblicos que não podem ser ignorados.

É POSSÍVEL QUE ESTEJAMOS NO INTERVALO, TRANSIÇÃO OU PONTE ENTRE O 6.º E O 7.º MILÊNIO?

OU ESTA IDEIA SERIA PURAMENTE IMAGINAÇÃO FÉRTIL?

Relembrando um pouco das operações fundamentais da Matemática Bíblica, sabemos que o número 6 simboliza o homem sem Deus, enquanto que 7 representa o homem + Deus.

Biblicamente existe um abismo, uma separação entre os dois (homem incrédulo e homem convertido, ou seja, entre 6 e 7), da mesma forma que existe uma separação entre a Criação e o Criador, entre o homem e Deus.

“... mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus;” (Isaias 59.2)

Em toda a Bíblia, vemos em muitas coleções de setes, um misterioso intervalo entre 6 e 7. Por exemplo:

- 6 dias da criação são narrados no capítulo 1.º de Gênesis – o 7.º só é narrado no capítulo 2.


- 6 selos são abertos ininterruptamente (Apocalipse, capítulo 6) – mas o 7.º selo só é aberto no capítulo 8.

- 6 trombetas são tocadas ininterruptamente (Apocalipse 8 e 9), mas a 7.ª só no capítulo 11.

- 6 taças da ira de Deus são derramadas sobre a terra – antes da 7.ª há um parêntesis, um aviso da vinda do Senhor como um ladrão – Apocalipse 16.

- Encontramos 7 ABERTURAS NO LIVRO DO APOCALIPSE:

1.ª Uma porta aberta no céu - Ap 4.1

2.ª Os 7 selos - 6.1

3.ª O poço do abismo - 9.1

4.ª O Santuário de Deus - 11.19

5.ª O Santuário do Tabernáculo do Testemunho - 15.5

6.ª Os céus - 19.11

7.º Os livros - 20.12

Mas observem que, enquanto as 6 primeiras aberturas ocorrem antes do capítulo 19 (cujo tema é o Retorno de Cristo), a 7.ª só ocorre no Julgamento Final, ou seja, 1000 anos depois da sexta.

Mais um exemplo: AS 7 PROVAÇÕES DA HUMANIDADE – Também conhecidas como as 7 DISPENSAÇÕES

A Bíblia mostra a história mundial dividida em 7 tempos de provas, chamados pelos estudiosos de:

1.º TEMPO DA INOCÊNCIA - O homem antes do pecado – Gênesis 2.

2.º TEMPO DA CONSCIÊNCIA – O homem expulso do jardim do Éden – Gênesis 3.

3.º TEMPO DO GOVERNO HUMANO – O homem e a rebelião de Babel – Gênesis 11.

4.º TEMPO DOS PATRIARCAS – Começou com a Chamada de Abraão – Gênesis 12.

5.º TEMPO DA LEI – Começou com a entrega da Lei no Monte Sinai – Êxodo 20.

6.º TEMPO DA GRAÇA – Começou com a inauguração da Igreja Cristã no Dia de Pentecostes – Atos 2. É O TEMPO ATUAL, A NOSSA ÉPOCA.

7.º TEMPO DO REINO – Futuro, quando Jesus governará a terra.

Bem, não houve nenhum intervalo nos 6 primeiros tempos, mas existe um, especial, chamado de GRANDE TRIBULAÇÃO, o tempo do reino do Anticristo. E fica exatamente entre o 6.º e o 7.º tempo.

         Todas essas pausas entre 6 e 7 seriam puramente coincidências?

Outro exemplo: Noé viveu 9 séculos, ou seja, 950 anos.

Mas, exatamente entre o 6.º e o 7.º século de sua vida, houve uma grande reviravolta – o Dilúvio.

Existem muitos outros exemplos bíblicos, mas desejo apresentar somente mais um.

A Bíblia mostra 7 impérios mundiais oprimindo o povo de Israel. Seis deles já passaram: Egito, Assíria, Babilônia, Pérsia, Grécia, e Roma. Falta o do Anticristo, que será uma espécie de Império Romano restaurado.

O interessante é que entre o 6.º e o 7.º império já existe um espaço de mais de 1000 anos. Ou seja, desde que o Império Romano caiu, até agora não se levantou outro império mundial para oprimir os judeus. Mas existem atualmente muitos indícios de que esse último império mundial já está sendo formado.

Portanto, essa pausa ou intervalo entre 6 e 7 deve significar alguma coisa.

Mesmo que tenham se passado mais de 6.000 anos entre os dias de Adão e o nosso, uma coisa é incontestável: Existe o tempo do homem e o tempo de Deus!

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4.18).

Quando Jesus leu o livro do profeta Isaias (capítulo 61), não completou o parágrafo, mas: “... E fechando o livro...” (Lucas 4.20). Por que?

Porque naquela época (e hoje), o tempo é DA GRAÇA DE DEUS, O TEMPO ACEITÁVEL DO SENHOR, O TEMPO DO HOMEM. Mas um dia, veremos a parte final da profecia que Jesus deixou de ler:

“... e o dia da vingança do nosso Deus;” (Isaias 61.2).

Portanto, hoje é como se estivéssemos vivendo no intervalo entre O TEMPO DO HOMEM E O TEMPO DE DEUS. Melhor dizendo: É como se o tempo normal do jogo tivesse acabado (90 minutos), mas o Supremo Juiz concedeu alguns minutos de acréscimos. E nenhum de nós sabe quantos minutos foram acrescentados.

Lembrem-se: No tempo de Noé, A ARCA ESTAVA PRONTA, NOÉ E SUA FAMILIA ESTAVAM PRONTOS, MAS...

“Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra...” (Gênesis 7.4).

Nos dias de Noé os acréscimos foram de 7 dias... mas a humanidade não aproveitou a oportunidade.

Quanto tempo de acréscimos o Supremo Juiz dará à humanidade antes do apito final?

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3.9).

Parecia que a palestra do professor Makanera se aproximava do clímax.


- Tudo isso é impressionante, não é, senhoras e senhores? Mas, apesar do número 7 ter todo esse destaque na Bíblia e na História, ele não está sozinho. Ele possui uma alma gêmea. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário